Friday, May 04, 2007


"O Amor Verdadeiro"

E mesmo necessario compreendermos a pessoa que queremos amar.Se o nosso amor nao passa de um desejo de posse, nao e amor. Se apenas pensamos em nos, se apenas conhecemos as nossas proprias necessidades e ignoramos as necessidades da outra pessoa, nao podemos amar.
Temos de observar atentamente de mofo a vermos e compreendermos as necessidades, as aspiracoes e o sofrimento da outra pessoa que amamos. E esta a base do amor verdadeiro. Voce nao consegue resistir a amar outra pessoa quanda a compreende.
De vez em quando sente-se junto da pessoa que ama, de-lhe a mao e pergunte-lhe: "Querido, achas que te compreendo o suficiente, ou estou a fazer te sofrer? Diz--me para que eu possa aprender a amar-te como deve ser. Nao te quero sofrer e se o faco devido a minha ingnoracia, diz-me, para que te ame melhor,para que sejas feliz."
Se disser isto num tom de voz que transmita a sua verdadeira abertura a compreensao,pode acontecer que a outra pessoa chore. Isso e bom sinal, pois significa que a porta da compreensao se esta abrir e tudo sera possivel novamente.
Talvez um pai nao tenha tempo ou coragem suficientes para fazer uma pergunta destas ao seu filho. Nesse caso, o amor entre eles nao sera tao pleno como poderia ser. Precisamos de coragem para fazer estas perguntas,mas se nao as fizermos, quanto mais amarmos, mais poderemos destruir as que estamos a tentar amar. O verdadeiro amor necessita de compreensao. Atraves da compreensao, aqueles que amamos florescera certamente.

Texto retirado do livro lindo escrito por Thich Nhat Hanh "A harmonia a cada passo"

No comments: